quarta-feira, 12 de junho de 2013

SGBD

SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

O que é?

São aplicativos utilizados pela administração e gerenciamento de uma ou mais base de dados. Provê gerenciamento de acesso, manipulação e organização dos dados. Sendo assim o SGBD é uma interface onde os usuários possam inserir, editar, excluir ou pesquisar dados.
Qual a funcionalidade? 
  • Permitir aos seus usuários a efetuarem:
  • Pesquisa em BD;
  • Recuperar um dado específico;
  •  Atualizar a base de dados;
  • Gerar relatórios dos dados;
  • Proteger um BD por longos períodos (proteger contra falhas de hardware, software e acessos não autorizados);
  • Manter um sistema de bases de dados;
  • Evolução dos requisitos que se alteram ao longo do tempo de vida das BD;

Quais as vantagens?
  • Controle de redundância dos dados;
  • Controle de acesso;
  • Armazenamento persistente dos dados;
  • Existência de múltiplas interfaces para os usuários;
  • Representação de relacionamentos complexos entre os dados;
  • Manutenção de restrições de integridade;
  • Recuperação de falhas;

segunda-feira, 18 de março de 2013

Modelos Lógicos com Base em Registros

São utilizados para descrever os dados no nível lógico e do nível de visão. Os dados são estruturados por meio de registros de todos os tipos. Cada registro define um número de campos ou atributos e ambos são de tamanho fixo. O uso de registros fixos simplifica a implementação do banco de dados no nível físico. 



Modelos de dados são divididos nos seguintes modelos abaixo:

  • Modelo Relacional: usa um conjunto de tabelas para representar tanto os dados como a relação entre eles.
  • Modelo de Rede: os dados são representados por um conjunto de registros e as relações entre esses registros são representadas por links (ligações), as quais podem ser vistas pelos ponteiros. Os registros são organizados no banco de dados por um conjunto arbitrário de gráficos.
  • Modelo Hierárquico: é similar ao modelo em rede, pois os dados e suas relações são representados, respectivamente, por registros e links. A diferença é que no modelo hierárquico os registros estão organizados em árvores em vez de gráficos arbitrários.
Conclusão

Os Modelos Lógicos com Base em Registro servem para descrever os nível lógico e o nível de visão dos dados. São divididos em Modelo Relacional (são tabelas que representam os dados e as relações entre eles), Modelo de Rede (são registros e links que representam os dados e as ligações entre eles e são organizados em gráficos) e o Modelo Hierárquico (similar ao Modelo de Rede à diferença é que os registros são organizados em árvores).

REFERÊNCIAS

http://www.gercinalima.com/mhtx/pages/prototipo-btdeci/teses/lourenco-ca/cap-4--sistema-de-bancos-de-dados-e-os-modelos-conceituais-de-representacao-da-realidade.php
Acesso em: 18-03-2013 às 17:10hrs

http://www.etefernandoprestes.com.br/arquivos_geral/downloads/BD.pdf
Acesso em: 18-03-2013 às 15:35hrs

terça-feira, 12 de março de 2013

Abstração de Dados e seus Níveis


Abstração de dados

Um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é composto por uma coleção de arquivos inter-relacionados e por um conjunto de programas que permitem aos usuários fazer o acesso e modificação dos arquivos. O objetivo de um sistema de banco de dados é prover os usuários visão abstrata dos dados. Isto é, o sistema omite certos detalhes de como os dados são armazenados e mantidos, dessa forma o usuário final não precisa saber da complexidade envolvida.
A abstração de dados é dividida nos seguintes níveis:
  • Nível físico: o nível mais baixo de abstração que descreve como os dados estão realmente armazenados. Neste nível complexas estruturas de dados de baixo nível são descritas em detalhes;
  • Nível conceitual: o próximo nível de abstração descreve quais dados estão armazenados de fato no banco de dados e as relações que existem entre eles. Aqui o banco de dados inteiro é descrito em termos de um pequeno número de estruturas relativamente simples. Este nível geralmente é usado por administradores de banco de dados, que podem decidir quais informações devem ser mantidas no BD;
  • Nível de visões: o mais alto nível de abstração descreve apenas parte do banco de dados. Apesar do uso de estruturas mais simples do que no nível conceitual, alguma complexidade perdura devido ao grande tamanho do banco de dados. O nível de abstração das visões de dados é definido para simplificar esta interação com o sistema, que pode fornecer muitas visões para o mesmo banco de dados.
Segue ilustração da arquitetura referente abstração de dados:
Níveis de Abstração
Portanto a abstração de dados utilizada no SGBD é uma forma de facilitar o uso do banco de dados para o usuário final. 
Seus níveis são divididos em:
Nível físico: é o nível mais baixo de abstração, em que define de que maneira os dados estão armazenados.
Nível conceitual: define quais os dados que estão armazenados e qual o relacionamento entre eles;
Nível de visão: são as partes do banco de dados que o usuário tem acesso de acordo com a necessidade individual de cada usuário;

REFERÊNCIAS

http://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/aula4.html 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Como ser uma empresa de sucesso?


Seven-Eleven


As lojas Seven-Eleven dos Estados Unidos evoluíram. No começo vendiam apenas gelo em barra, mas com o surgimento das geladeiras a empresa mudou de ramo e com pesquisas de satisfação de clientes descobriram o que cada cliente gostaria de comprar para guardar em seus novos eletrodomésticos.Porém com o crescimento das vendas ficou difícil saber o que era consumido, assim os distribuidores colocavam nas prateleiras a quantidade que desejavam causando prejuízo, sem falar que houve perda de contato com o cliente.

No entanto os administradores das lojas resolveram colocar um sistema único de dados e informatizar todas as lojas. Este sistema hoje ajuda no controle de mercadorias, trouxe de volta o contato com os clientes e trás mais rentabilidade ao negócio.

As diferenças da Seven-Eleven para qualquer outra loja são: procurar agradar o cliente e saber o que vende mais em cada cidade, nunca se encontra o mesmo produto em todas as lojas, cada loja tem as características dos clientes que a frequentam.

Este é o segredo do sucesso buscar opiniões, agradar os clientes e se atualizar. Isso ajuda na melhoria continua da empresa.

Seven-Eleven